O Brasil é o quarto maior país em quantidade e extensão de grutas. Conheça algumas das principais e mais visitadas do país.
Caverna do Diabo: o nome pode ser estranho, mas essa belíssima gruta lembra imponentes igrejas do estilo barroco. Possui 6.500 metros, sendo que apenas 700 metros são permitidos para visitação. Apresenta escadas, passarelas e pontes. É a maior gruta do Estado de SP e localiza-se no município de Eldorado. Seu nome real é Gruta da Tapagem.
Gruta do Lago Azul: uma das principais referências de grutas no Brasil, localiza-se em Bonito, Mato Grosso do Sul. Seu nome, Lago Azul, provém de um profundo lago de águas azuis-turquesa que proporcionam um espetáculo incomparável. Um monumento natural com 90 metros de profundidade.
Caverna Aroer-Jari (Caverna do Francês): a gruta é considerada a maior do Brasil, com 1.550 metros de extensão. O local pode ser visitado apenas com o acompanhamento de um guia. A trilha até a caverna tem 2,5 km de extensão e está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, acesso pela MT-251.
Gruta de Maquiné: a maior gruta de Minas Gerais está próxima à cidade de Cordisburgo. Uma beleza natural que possui 440 metros de extensão (abertos ao público), formados pelo trabalho de erosão da água. As estalactites formam figuras inusitadas e há também cristais brilhantes em formato de grinaldas e lustres. A gruta é considerada como o berço da Paleontologia Brasileira.
Toca da Boa Vista: em pleno sertão baiano, no município de Campo Formoso, está a mais importante e maior gruta do hemisfério sul, com acesso pela BA-082, possui 92,1 km de extensão. Apresenta morfologia atípica e numerosos fósseis ali encontrados, além de excelente estado de conservação. É um grande labirinto seco, formado por estreitos condutos até grandes terrenos arenosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário