Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Onça pintada também vive no Cerrado brasileiro
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Felidae
  • Gênero: Panthera
  • Espécie: Panthera onça


.
Àprimeira vista, a onça pintada parece-se muito com o leopardo. Contudo um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pêlo apresenta diferenças significativas. Enquanto o leopardo apresenta rosetas menores mas em maior quantidade, as manchas da onça são mais dispersas e desenham uma roseta maior, algumas delas com pontos pretos no meio.A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo. O grande declínio do seu habitat no norte e a fragmentação nas outras regiões, contribuíram para o estado de ameaça iminente. Na década de 1960, houve uma diminuição significativa no número de indivíduos, pois anualmente mais de 15 000 peles foram exportadas ilegalmente da Amazônia Brasileira.
Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite. São territorialistas, ocupando, na dependência do tipo de habitat, de25 a mais de 80 km², onde o território de um macho se sobrepõe ao de duas ou mais fêmeas.
.

A onça pintada e sua mordida poderosa


.
A onça pintada é o maior mamífero carnívoro do Brasil, necessita de pelo menos 2 kg de alimento por dia e é uma excelente caçadora. Suas principais presas são antas, veados, capivaras e até mesmo jacarés.

Onça pintada capturada por pesquisadores durante uma campanha do PARNA (Parque Nacional do Pantanal) para coletar dados do animal. É um trabalho importante para se conhecer mais sobre o bicho. Após a coleta de dados ela é devolvida ao seu habitat. Os dentes estão sujos de barro, conforme informações do fotógrafo Cristian Dimitrius.

Onça pintada apreendida pelos pesquisadores a fim de colher dados para estudo. Fotografia de Cristian Dimitrius
Foto colhida no blog do fotógrafo e cinegrafista Cristian Dimitrius onde ele relata a aventura da captura da onça por pesquisadores para coleta de dados no PARNA - Parque Nacional do Pantanal.

Possui caninos fortes e dentes carniceiros bem desenvolvidos e especializados para cortar. Os dentes carniceiros funcionam quase como uma tesoura, sendo muito eficientes para romper a carne das presas. A superfície da língua é coberta por papilas que dão um aspecto de lixa, ajudando a raspar a carne dos ossos.É capaz de partir com seus caninos mesmo os maiores ossos, como o crânio de uma anta, ou até cascos de tartaruga sendo o único felino a fazer isto. Pode abater uma enorme variedade de presas – e as abate, pois quase nenhum animal escapa à sua voracidade.

.

ONÇA PINTADA: o mais agressivo dos felinos

.
A onça-pintada  é o predador topo de cadeia alimentar.
Mas, devido ao porte encorpado e às pernas relativamente curtas, não é uma boa corredora – e prefere a emboscada.
Ela move-se silenciosamente, com cabeça abaixada: as manchas de seu pêlo constituem uma perfeita camuflagem.
É uma exímia nadadora, capaz de atravessar até 1 quilômetro de rio atrás de comida ou de companheiros para reprodução, e consegue subir com destreza em árvores. Para pescar, agita a cauda sobre a superfície do rio para atrair o peixe que ela pega com uma patada.

No Pantanal uma onça pintada atacando e matando um jacaré - foto de Juliano Macedo/ VC no G1
Onça pintada caçando uma capivaraOnça pintada caça e domina um jacaré
Momentos da caça da onça pintada:uma capivara e dois jacarés

Sobre a onça pintada assim fala o sr. João Pequetito, 81 anor, ex boiadeiro e violeiro de Poconé/MT.
.
.

A onça pintada: força de trator

.
"Já vi onça pegar muita criação. Ela vem sondando e, quando o gado assusta, ela já voou no boi. Pega com uma unhada no nariz, outra no lombo, e aí mete o dente na nuca. Quebra o pescoço. Ela arrasta um boi inteiro. Porque onça não come no lugar que matou. O bicho tem força como se fosse uma esteira de trator. É muito perigoso esbarrar na carniça com ela por perto"
Apesar disso, a onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece. As maiores ameaças ao jaguar são o desmatamento por todo seu habitat, a caça pela pele, a fragmentação dos habitats e o comportamento dos pecuaristas, que frequentemente caçam ou envenenaram as onças-pintadas para tentar proteger o gado. Originalmente, ocorriam desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. Sua distribuição geográfica foi reduzida em virtude da ocupação humana, sobretudo para a exploração agropecuária. A onça pintada já foi extinta dos EUA desde 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.

Foge da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao ser humano. Como necessita de um amplo território para sobreviver, pode "invadir" fazendas em busca de animais domésticos, despertando, assim, a ira dos fazendeiros que a matam sem piedade. Por esse motivo, e sobretudo pela rápida redução de seu habitat, esse felídeo, naturalmente raro, ainda encontra-se a beira da extinção no Brasil.
.
A onça pintada necessita de um território de 10 a 40km².
A onça é o maior felino das Américas, com 80 cm de altura, comprimento em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea) até podendo alcançar até 150kg. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jibóias e sucuris), em situações extremas.

Onça pintada em acasalamento - foto do site focustoursAcasalamento da onça pintada
A onça pintada com seu filhote
Durante a época do acasalamento, a onça pintada, que é um animal muito solitário, procura um par. A gestação dura cerca de 100 a 120 dias e pode ocorrer o nascimento de até 4 filhotes. Os bebês nascem cegos e enxergam somente após duas semanas de vida. Com três meses de vida o filhote começa a sair da toca, para ser ensinado pela mãe a viver sozinho. Após esse período, começa a sua vida solitária. Os machos atingem a maturidade sexual aos três anos e meio e a fêmea aos 2 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário