Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

O tatu


 .
 .
O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo.
.
  • Habitat: Campos, cerrados e bordas de florestas, onde escava túneis para se esconder
  • Alimentação: É onívoro e a dieta consiste de insetos (principalmente larvas) e outros invertebrados, pequenos vertebrados e alguns vegetais, como raízes e frutos (besouro, cobra, minhoca, lagartixa, carniça).
  • Reprodução: De 60 a 65 dias de gestação. Os filhotes atingem a maturidade aos 9 meses.
  • Longevidade: 15 anos. Localidades onde vive: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Suriname e Uruguai.
Vale dizer que no Brasil existem oito gêneros e 21 espécies conhecidas de tatus. Todas são originárias das Américas e pertencentes à mesma família, a Dasypodidae.


Otatu quando nasce tem a couraça muito mole mas com os desenhos que o distingue do adulto. Com o tempo, a pele vai engrossando e endurecendo no dorso e nos lados e acaba como uma armadura. A cor da couraça é amarelo-avermelhada, com a pele fina que une as peças de cor enegrecida, porém como está sempre coberta de terra parece de cor parda assim como os pêlos. Os escudos dorsais, anterior e posterior, são compostos de múltiplas peças pequenas soldadas entre si, esses escudos são separados uns dos outros por 5 ou 6 faixas transversais móveis, ou seja, fileiras (cintas) separadas por pele, que se faz de elástico quando é preciso, a pele se estica e as fileiras se mexem, dessa forma consegue virar e dobrar o corpo. Os bordos laterais da couraça são denteados como pontas agudas parecendo serra. A cabeça é triangular e o escudo que a cobre é composto de muitas escamas ósseas, deixando de fora o focinho, os olhos pequenos e as orelhas que não são muito compridas. A cauda é curta, cônica e coberta por fortes escamas. As patas são curtas e armadas com 5 fortes unhas
A carne do tatu é muito consumida principalmente em fazendas e sítios onde são caçados pelos cachorros, fato este gerador de riscos já que o tatu é um "reservatório" natural de doenças sendo que a mais conhecida é a Doença de Chagas , que de adquire através do contato direto com o sangue do animal.


Para fazer a sua toca, o tatu cava túneis muito profundos na terra mole da floresta. É na toca que passa a maior parte do dia e ela é tão grande que podem morar lá vários tatus. Dorme em cama de folha, passa o dia na toca, descansando ou caçando bichinhos. As vezes sai da toca para tomar sol, à noite sai à caça de comida. No período reprodutivo, ou quando se excita, expele um odor almiscarado bem desagradável. Pode ter de 2 a 4 filhotes por gestação que dura em média 60 dias. Em cativeiro, porém, o tatu não se reproduz bem. Embora não procrie perto do homem, o tatu peba gosta de humanos, fica manso e "pede carinho", chegando perto para que lhe cocem as costas. É desprovido de incisivos e caninos, mas defende-se com as unhas e pode morder quando ameaçado. Alimenta-se debesourominhocalagartixacobraraízesfrutosformigaspequenos vertebrados e carniça. Pode ser conhecido como "papa-defunto" porque às vezes alimenta-se no cemitério; também invade roças em busca de raízes. Quando manuseado pode morder para se defender. Pesa em média 5Kg, vive geralmente 15 anos. É um animal solitário. Tem a visão pouco desenvolvida, mas possui um bom olfato que é utilizado para procurar seu alimento. Ocupa campos, cerrados e bordas de floresta onde escava túneis para se esconder.

O termo tatu-bola é a designação comum aos tatus do gênero Tolypeutes, representado por apenas duas espécies, encontradas da Bolívia à Argentina. Tais espécies contam com cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom anegrada e geralmente três cintas móveis. Quando se protege de outros predadores, o tatu enrola-se completamente dentro da carapaça , formando uma bola de armadura quase indestrutível. Nem um atropelamento de um veículo consegue perfurar a espessa armadura que o cobre. Também são conhecidas pelos nomes de aparaparatatuapara.

A gravidez da mãe tatu demora mais ou menos dois meses. As crias nascem entre dois a quatro por ninhada. Os filhotes do tatu nascem sem pelos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que só tem uma pequena abertura que lhes permite mamar.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário